Acessibilidade
.
.
.
.
.
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras
.
.
.
Página
Os Planos Municipais de Políticas Públicas são os instrumentos estratégicos utilizados pela administração pública para fundamentar, regulamentar e orientar a proposta e execução de ações em todas as áreas que impactam diretamente a qualidade de vida da população.
Eles são projetos de desenvolvimento de longo prazo que estabelecem as diretrizes, objetivos e metas de curto, médio e longo prazo para a cidade, garantindo uma gestão focada em políticas estruturantes, sustentáveis, inclusivas e transparentes.
Em essência, um plano municipal define:
Prioridades: Quais problemas e necessidades da comunidade serão abordados primeiro.
Metas: O que precisa ser alcançado e dentro de qual prazo (curto, médio ou longo).
Recursos: Como, onde e com que critérios o dinheiro público será investido para atingir esses objetivos.
A elaboração e a manutenção dos Planos Municipais são cruciais por três motivos principais:
Acesso a Recursos: A existência de planos atualizados é, muitas vezes, condição necessária para que o município tenha acesso aos recursos da União destinados a áreas vitais como educação, saúde, habitação, saneamento e meio ambiente.
Desenvolvimento e Qualidade de Vida: Ao planejar, executar e monitorar as metas definidas, o município pode promover um melhor desenvolvimento e, consequentemente, melhorar a qualidade de vida de seus habitantes.
Gestão Democrática: Os planos devem ser construídos e revisados de forma participativa. Isso inclui a realização de audiências públicas 8888e, em muitos casos, a deliberação e aprovação por Conselhos Municipais (como os de Saúde e Assistência Social).
O planejamento se estende por todos os setores de atuação da administração pública. Nesta página, você encontrará os documentos que orientam as políticas setoriais do município, com destaque para a área ambiental e urbanística:
Documentos
PLANO MUNICIPAL DE ARBORIZAÇÃO URBANA
.
.
.
.